terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Ativ5

Ativ5_rosifernandes
Nível de Ensino: Ensino Fundamental Final
Componente Curricular: História
Tema: Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Autor: Anderson Lira Pereira e Antônio Fávero

1-Dados da Aula
1.1-O que o aluno poderá aprender com esta aula:
Relacionar a guerra como decorrência da expansão militarista praticada pelas potências nazi-fascistas.
Analisar a Segunda Guerra Mundial, recorrendo a uma argumentação devidamente fundamentada em fatos e dados históricos.
Reconhecer a importância da questão da soberania das nações.
1.2-Duração das atividades: 2 aulas de 50 minutos
1.3-Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno.
1.4-Estratégias e recursos da aula:
Exibir a reportagem de época relacionada à temática em questão.
Aula I: Invasão da Polônia:
Dividir a turma em grupos, apresentar o material que se encontra disponível no site abaixo:
http://veja.abril.com.br/especiais_online/segunda_guerra/edicao001/capa.shtml
OBSERVAÇÃO: chame atenção para a sua turma que se trata de uma reportagem de época.
Nos atividades dos grupos, problematize as questões relacionadas à invasão e sua repercussão para a política diplomática que predominava na época dos anos 40 do século XX.
Para destacar a importância da compreensão da relação passado/presente, foque a brincadeira do “corredor polonês”.
Com base nessa atividade lúdica, organize um debate dirigido, discutindo as questões relacionadas às guerras e suas influência e desdobramentos para os dias atuais.

Aula II: INVASÃO DA POLONIA – ATIVIDADES DE AVALIAÇÃO
Duração 50 minutos
Vídeos disponíveis:
Exibir os vídeos:
 Primeiro vídeo
(http://veja.abril.com.br/especiais_online/segunda_guerra/multimidia/videos/Destrui%E7%E3o%20em%20Vars%F3via.mpg ) apresenta cenas de Varsóvia destruída e de o seu impacto sobre a vida do povo polonês.

 Segundo vídeo
(http://veja.abril.com.br/especiais_online/segunda_guerra/multimidia/videos/Bombardeio%20de%20ferrovia.mpg ) aborda cenas do Bombardeio de ferrovia polonesa pelos nazistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário