terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Ativ7

Ativ7_rosifernades
Escola Walter Fortunato
Projeto História Viva
Público Alvo: 5ª a 8ª série

1.Justificativa:
Diante das dificuldades que os alunos normalmente apresentam para compreender os conceitos capitalistas e socialistas, esse projeto por utilizar atividades lúdicas, facilitará a aprendizagem.
Além disso, os alunos lêem os livros paradidáticos adotados a cada bimestre, com a finalidade de avaliação escrita e/ou trabalhos de diferentes modalidades. Nesse projeto, terão um objetivo muito diferente: compreender conceitos estudados na disciplina de História com a leitura de um livro paradidático.

2. O objetivo
Aprender os conceitos históricos: Capitalismo e Socialismo de uma forma lúdica, ou seja, através de uma representação teatral baseada na obra REVOLUÇÃO DOS BICHOS, de George Orwell. Com isso, o aluno terá uma outra finalidade de leitura bimestral, já que precisará destes conceitos para serem trabalhos e discutidos na disciplina de História, bem como na elaboração da peça teatral.

Metodologia
A disciplina de Língua Portuguesa solicitará a compra do livro na primeira semana de agosto.
Após a leitura, os alunos deverão compreender e descrever os modelos de sociedade que eles viram ser formados pelos personagens da obra.
Esses conceitos serão apresentados ao professor da disciplina de História que, após a discussão, os fundamentará dentro das realidades capitalista e socialista.
Feito isso, as duas disciplinas envolvidas, e ainda com a colaboração da disciplina de Artes, trabalharão com a apresentação teatral da obra que será elaborada e desenvolvida pelos alunos das oitavas séries.
A Escola Walter Fortunato, contendo duas turmas de oitava série, terá duas apresentações, onde cada sala será responsável por um modelo de sociedade dos dois apresentados pela obra (Capitalista e Socialista).
Depois das peças serem elaboradas e ensaiadas, as duas turmas apresentarão entre si a sua peça. O professor da disciplina de História concluirá então, os conceitos das sociedades trabalhadas.
A avalição será dada diante do resultado final, ou seja, na apresentação teatral, considerando ainda, os momentos de discussão de todo o trabalho.
Enquete:
Qual sistema de governo tem condições de resolver os problemas sociais?

Nenhum comentário:

Postar um comentário